Correio Popular Notícia



Ministro da Pesca e Aquicultura recebe pleitos de Rondônia

Data da notícia: 23/09/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20110924f1.jpg[/IMG] O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, recebeu na última quarta-feira (21), uma série de reivindicações de uma comitiva rondoniense formada por pescadores, sindicalistas e parlamentares. O senador Acir Gurgacz participou da audiência e solicitou ao ministro mais agilidade na liberação de recursos para os terminais pesqueiros de Porto Velho e Rolim de Moura, para a fábrica de gelo de Ariquemes e para outros projetos do setor pesqueiro no Estado.
?A produção de pescado tem um potencial de crescimento muito grande em Rondônia, principalmente para exportação. Hoje o setor já abastece o mercado do Amazonas, de Manaus, e precisa de mais investimentos para que possa se organizar melhor, aumentar a produção e abastecer os mercados de São Paulo, do Paraná, e de outros países?, projetou o senador Acir Gurgacz.
As reivindicações foram apresentadas ao ministro pelo presidente da Federação de Pescadores Artesanais e Aquicultores do Estado de Rondônia, Hélio Braga. Segundo ele, todos os pedidos já tinham sido feitos para a ex-ministra da Pesca, Ideli Salvati, mas que estavam parados por conta das mudanças no comando da pasta.
?Nós esperamos que o novo ministro da Pesca venha atender o setor pesqueiro de Rondônia com carinho, com investimento maior na cadeia produtiva, com fábricas de gelo, câmeras frias, caminhões e barcos para o transporte do pescado, máquina escavadeira para a construção de açúdes, e estrutura para comercialização direta ao consumidor?, salientou Hélio Braga.


[B]Pescadores pedem intervenção na liberação da pesca artesanal[/B]
Outra reivindicação dos pescadores ao ministro foi a intervenção do governo federal na liberação da pesca artesanal na bacia do rio Guaporé, proibida por meio de legislação estadual. De acordo com Hélio, o rio Guaporé é um rio federal, pois situa-se na faixa de fronteira com a Bolívia, sendo de competência da União regulamentar seu aproveitamento comercial e fiscalizar a pesca.
O ministro Luiz Sérgio disse que vai atender com urgência as reivindicações do setor pesqueiro de Rondônia e agendou para o dia 8 de outubro a entrega de equipamentos e assinatura de contratos para a pesca no Estado. O evento será realizado em Cacoal, e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que também fará a inauguração do Hospital Regional de Cacoal.

Fonte:






Noticia vista 1384 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.